13/04/2014

Comportamentos do Indivíduo com Autismo




-Gira objetos e brinquedos de forma bizarra: A criança demonstra interesse em partes do objeto, por exemplo, a roda do carrinho e fica girando, notando a parte e não o todo. Muitos também se "encantam" por ventiladores e máquinas de lavar, se entretendo durante um bom tempo em frente a esses eletrodomésticos.


Comportamentos do Indivíduo com Autismo

Primeiramente, esses são comportamentos gerais. A criança com autismo pode ter todos esses comportamentos ou alguns deles:

- Usam as pessoas como ferramenta: a criança usa a mão do adulto como extensão do próprio corpo para auxiliá-la em tarefas motoras, por exemplo, para abrir a porta ou a tampa de alguma embalagem.

-não se misturam com outras crianças: muitas vezes na compreensão do pai, a criança por estar em meio a outras crianças, passa a impressão que está socializando. A criança autista, mesmo em grupo, não tem um brincar funcional, mantendo-se em brincadeiras isoladas ou correndo atrás de outra criança, mas sem funcionalidade, ou seja, às vezes, sem compreender o propósito da brincadeira.

- Não mantém contato visual: Quando falamos com a criança, mesmo abaixados e frente a frente, notamos que a criança quase nunca mantém o olhar ou tem um contato muito rápido (fugaz). O contato visual é muito importante na interação com outro indivíduo, pois já nos primeiros meses, é através dele que o bebê vai conseguir interpretar a mímica facial e perceber as emoções na mãe. À medida que crescem, esse olhar vai dar as diretrizes para a criança de quando mostramos desagrado, alegria e tristeza, por exemplo. É também um importante norteador da fala, pois aprendemos a falar através da imitação. É olhando nos lábios da mãe e associando ao som ouvido, que surgirão as primeiras palavras.

- Agem como se fossem surdos: Essa é a principal queixa dos pais aos pediatras. A criança comumente fica focada em alguma atividade e quando os pais a chamam, não respondem. Preferem ficar em suas atividades e procuram os adultos somente quando sentem necessidade.

- Resistem ao aprendizado tradicional: Esse ítem daria um tópico único, mas no geral, para a criança autista, as frases devem ser curtas e objetivas e no aprendizado tradicional, é comum as professoras falarem grandes sentenças o que leva a criança à dispersão, pois se não compreendem o que lhes é dito, não as interessa. As queixas escolares são frequente e muitas vezes à necessidade de tutores, acompanhantes terapêuticos ou salas especiais. Pessoas especializadas que codifiquem o que é falado para que a criança compreenda e apreenda o conteúdo.

- Resistem ao contato físico: Embora muitas crianças sejam carinhosas, gostem de colo e da proximidade, nota-se que as crianças autistas, só aceitam serem pegas, quando lhes é de sua vontade.

- Tem explosões de raiva: Como tem dificuldade em expressar seus sentimentos e desejos, quando contrariados podem agir com crises de "birra", os chamados comportamentos disruptivos.

- Tem risos e movimentos inapropriados: As crianças podem manifestar esse riso inapropriado, ou seja, está parada sem fazer nada e de repente começa a rir, sem um agente motivador. Outro comportamento comum de se ver, são as estereotipias motoras. Os pais costumam perceber que os filhos fazem movimentos repetitivos como balançar o corpo, balançar as mãos, etc.




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