
A importância do brincar.
A brincadeira é a base da aprendizagem e com ela estimulamos vários comportamentos de habilidade social, ensinando-o a se expressar e conhecer o mundo.
O mediador (pais, terapeutas, professores), podem estimular durante a brincadeira, requisitos básicos de interação social, como olhar para o rosto do outro, fazer atenção compartilhada, apontar o que quer, aprender a brincar com o outro, a pedir e oferecer, aceitar ou negar alguma coisa e a imitar, que é a base do comportamento social.
Brincadeiras de imitação.
Os bebês desde cedo apreendem o mundo observando e tentando imitar os gestos e expressões faciais dos adultos. E é através da imitação que pouco a pouco vão aprendendo a decodificar o mundo e a se expressar, gestual e verbalmente. Na criança autista, por não compreenderem bem as expressões faciais, ele acaba acarretando um déficit social em relação às outras crianças.
Ok, mas então como estimular a imitação?
Sente-se na altura da criança e peça a ele que imite gestos simples: bater palmas, colocar a mão na barriga, apontar o próprio nariz, etc. Mas dê um comando de cada vez.
Inicialmente, ele pode resistir a imitar, mas você pode ajudá-lo, pegando em sua mãozinha e mostrando como fazer o gesto. Assim que ele o fizer (mesmo com sua ajuda), entregue a ele um brinquedinho que ele gosta e muitos elogios, para que ele se sinta motivado a fazer de novo.
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